Capítulo de livro
As instituições de ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: o caso dos cursos de proteção civil
Manuel João Ribeiro (Ribeiro, M.); Ana Paula Oliveira (Ana Paula Oliveira); Paulo Gil Martins (Paulo Gil Martins); Ana Barqueira (Barqueira, A);
Título Livro
Contributo da Formação para a Redução dos Riscos
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-03 09:45)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
A aprendizagem ao longo da vida marca uma alteração significativa com os padrões que vigoravam antes da atual fase da sociedade industrial 4.0. Mais do que uma componente da educação e formação, esta aprendizagem deve tornar-se o princípio orientador da oferta e da participação num contínuo formativo, promovendo uma cidadania ativa e fomentando a empregabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES), enquanto impulsionadores de formação de capital humano, da criação de conhecimento e da transferência de know-how, têm um papel vital a desempenhar na promoção da aprendizagem ao longo da vida. É neste contexto que o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) se vai posicionando, através das suas duas ofertas atuais, licenciatura e mestrado, estudando-se, complementarmente, a abertura de cursos de especialização e pós-graduações de curta duração, de modo a aumentar o leque de oportunidades que, cada vez mais, surge na sociedade portuguesa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Aprendizagem ao longo da vida,ensino,proteção civil,Instituições de Ensino Superior,ISEC Lisboa
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.