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Melnik, T., Sinval, J., Pinho, V., Oliveira, M. & Lopes, F. (2024). Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências. In Tamara Melnik (Ed.), Prática da psicologia baseada em evidências. (pp. 33-46). Santana de Parnaíba, SP: Manole.
T. Melnik et al., "Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências", in Prática da psicologia baseada em evidências, Tamara Melnik, Ed., Santana de Parnaíba, SP, Manole, 2024, pp. 33-46
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TY - CHAP TI - Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências T2 - Prática da psicologia baseada em evidências AU - Melnik, T. AU - Sinval, J. AU - Pinho, V. AU - Oliveira, M. AU - Lopes, F. PY - 2024 SP - 33-46 CY - Santana de Parnaíba, SP UR - https://www.manole.com.br/pratica-da-psicologia-baseada-em-evidencias-1-edicao/p AB - A psicologia enquanto ciência, além de profissão, vem se consolidando nos últimos anos e o que caracteriza o conhecimento científico como diferente do conhecimento advindo do senso comum é o método. Enquanto o senso comum tem um caráter subjetivo, intuitivo e assistemático, o conhecimento científico tem um rigor metodológico, se baseia em fatos, é sistemático e passível de verificação (Araújo, 2006; Marconi, & Lakatos, 2010). Dessa forma, as diretrizes metodológicas desempenham um papel fundamental na Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE) em diversas abordagens e campos de atuação. Tanto no campo das organizações e do trabalho, como no contexto escolar e educacional e da psicologia clínica, o uso de métodos científicos sólidos nos processos de avaliação das intervenções são fundamentais para garantir a validade e confiabilidade dos resultados obtidos, além de minimizar possíveis vieses e interpretações subjetivas. Além disso, as diretrizes metodológicas também incentivam a transparência e a replicabilidade dos estudos, contribuindo para o avanço e o desenvolvimento da área como um todo. ER -
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