Capítulo de livro
Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências
Tamara Melnik (Melnik, T.); Jorge Sinval (Sinval, J.); Vanessa Dordron de Pinho (Pinho, V.); Margareth da Silva Oliveira (Oliveira, M.); Fernanda Machado Lopes (Lopes, F.);
Título Livro
Prática da psicologia baseada em evidências
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-11-28 18:33)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
A psicologia enquanto ciência, além de profissão, vem se consolidando nos últimos anos e o que caracteriza o conhecimento científico como diferente do conhecimento advindo do senso comum é o método. Enquanto o senso comum tem um caráter subjetivo, intuitivo e assistemático, o conhecimento científico tem um rigor metodológico, se baseia em fatos, é sistemático e passível de verificação (Araújo, 2006; Marconi, & Lakatos, 2010). Dessa forma, as diretrizes metodológicas desempenham um papel fundamental na Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE) em diversas abordagens e campos de atuação. Tanto no campo das organizações e do trabalho, como no contexto escolar e educacional e da psicologia clínica, o uso de métodos científicos sólidos nos processos de avaliação das intervenções são fundamentais para garantir a validade e confiabilidade dos resultados obtidos, além de minimizar possíveis vieses e interpretações subjetivas. Além disso, as diretrizes metodológicas também incentivam a transparência e a replicabilidade dos estudos, contribuindo para o avanço e o desenvolvimento da área como um todo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.