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José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva, Óscar R. Ribeiro, José Creissac Campos, João Miguel Fernandes & Michael Harrison (2010). Prototipagem rápida de ambientes ubíquos. In Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010).
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J. L. Silva et al.,  "Prototipagem rápida de ambientes ubíquos", in Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010), 2010
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@inproceedings{silva2010_1766256581981,
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TY  - CPAPER
TI  - Prototipagem rápida de ambientes ubíquos
T2  - Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010)
AU  - José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva
AU  - Óscar R. Ribeiro
AU  - José Creissac Campos
AU  - João Miguel Fernandes
AU  - Michael Harrison
PY  - 2010
AB  - A experiˆencia de utilizac¸ ˜ao de ambiente ub´?quos ´e um factor determinante no seu sucesso. As caracter´?sticas de
tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo poss´?vel para antecipar potenciais problemas de utilizac¸ ˜ao por
parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de prot´otipos a
serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceit´avel. O desenvolvimento de prot´otipos
de ambientes ub´?quos pode ajudar, fornecendo indicac¸ ˜oes de como o utilizador ir´a reagir perante os ambientes.
Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem r´apida de ambientes ub´?quos que junta a
CPN Tools com um servidor de aplicac¸ ˜oes 3D existente. Os prot´otipos desenvolvidos com o APEX permitem
que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das caracter´?sticas do design
proposto. A arquitectura do APEX e a modelac¸ ˜ao baseada em CPN s˜ao descritas. Um exemplo ilustra a abordagem.
ER  -