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José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva, Óscar R. Ribeiro, José Creissac Campos, João Miguel Fernandes & Michael Harrison (2010). Prototipagem rápida de ambientes ubíquos. In Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010).
J. L. Silva et al., "Prototipagem rápida de ambientes ubíquos", in Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010), 2010
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TY - CPAPER TI - Prototipagem rápida de ambientes ubíquos T2 - Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010) AU - José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva AU - Óscar R. Ribeiro AU - José Creissac Campos AU - João Miguel Fernandes AU - Michael Harrison PY - 2010 AB - A experiˆencia de utilizac¸ ˜ao de ambiente ub´?quos ´e um factor determinante no seu sucesso. As caracter´?sticas de tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo poss´?vel para antecipar potenciais problemas de utilizac¸ ˜ao por parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de prot´otipos a serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceit´avel. O desenvolvimento de prot´otipos de ambientes ub´?quos pode ajudar, fornecendo indicac¸ ˜oes de como o utilizador ir´a reagir perante os ambientes. Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem r´apida de ambientes ub´?quos que junta a CPN Tools com um servidor de aplicac¸ ˜oes 3D existente. Os prot´otipos desenvolvidos com o APEX permitem que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das caracter´?sticas do design proposto. A arquitectura do APEX e a modelac¸ ˜ao baseada em CPN s˜ao descritas. Um exemplo ilustra a abordagem. ER -
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