Publicação em atas de evento científico
Prototipagem rápida de ambientes ubíquos
José Luís Silva (José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva); Óscar R. Ribeiro (Óscar R. Ribeiro); José Creissac Campos (José Creissac Campos); João Miguel Fernandes (João Miguel Fernandes); Michael Harrison (Michael Harrison);
Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010)
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A experiˆencia de utilizac¸ ˜ao de ambiente ub´?quos ´e um factor determinante no seu sucesso. As caracter´?sticas de tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo poss´?vel para antecipar potenciais problemas de utilizac¸ ˜ao por parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de prot´otipos a serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceit´avel. O desenvolvimento de prot´otipos de ambientes ub´?quos pode ajudar, fornecendo indicac¸ ˜oes de como o utilizador ir´a reagir perante os ambientes. Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem r´apida de ambientes ub´?quos que junta a CPN Tools com um servidor de aplicac¸ ˜oes 3D existente. Os prot´otipos desenvolvidos com o APEX permitem que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das caracter´?sticas do design proposto. A arquitectura do APEX e a modelac¸ ˜ao baseada em CPN s˜ao descritas. Um exemplo ilustra a abordagem.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Computacao ubiqua,modelacao,ambientes virtuais