Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Belchior-Rocha, H., Magalhães, A. B., Almeida, F., Ferreira, J. & Casquilho-Martins, I. (2017). Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso. In ESE Porto (Ed.), ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos. (pp. 225-225). Porto
Exportar Referência (IEEE)
H. M. Rocha et al.,  "Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso", in ICRE17 Int. Conf. on Research in Education: livro de resumos, ESE Porto, Ed., Porto, 2017, pp. 225-225
Exportar BibTeX
@inproceedings{rocha2017_1734855437024,
	author = "Belchior-Rocha, H. and Magalhães, A. B. and Almeida, F. and Ferreira, J. and Casquilho-Martins, I.",
	title = "Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso",
	booktitle = "ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos",
	year = "2017",
	editor = "ESE Porto",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "225-225",
	publisher = "",
	address = "Porto",
	organization = "ESE Porto",
	url = "https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso
T2  - ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos
AU  - Belchior-Rocha, H.
AU  - Magalhães, A. B.
AU  - Almeida, F.
AU  - Ferreira, J.
AU  - Casquilho-Martins, I.
PY  - 2017
SP  - 225-225
CY  - Porto
UR  - https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/
AB  - Com a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências
são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de
competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual
educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que
sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por
conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de
conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, 
capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas
de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento
pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de
caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE,
comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de
competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor
for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do
estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas,  possibilitando aos estudantes, tornarem-se
sujeitos participantes, autónomos e críticos.
ER  -