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Belchior-Rocha, H., Magalhães, A. B., Almeida, F., Ferreira, J. & Casquilho-Martins, I. (2017). Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso. In ESE Porto (Ed.), ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos. (pp. 225-225). Porto
H. M. Rocha et al., "Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso", in ICRE17 Int. Conf. on Research in Education: livro de resumos, ESE Porto, Ed., Porto, 2017, pp. 225-225
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TY - CPAPER TI - Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso T2 - ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos AU - Belchior-Rocha, H. AU - Magalhães, A. B. AU - Almeida, F. AU - Ferreira, J. AU - Casquilho-Martins, I. PY - 2017 SP - 225-225 CY - Porto UR - https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/ AB - Com a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE, comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas, possibilitando aos estudantes, tornarem-se sujeitos participantes, autónomos e críticos. ER -