Publicação em atas de evento científico
Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso
Helena Belchior Rocha (Belchior-Rocha, H.); António Barbedo Magalhães (Magalhães, A. B.); Filomena Almeida (Almeida, F.); Jorge Manuel Leitão Ferreira (Ferreira, J.); Inês Casquilho-Martins (Casquilho-Martins, I.);
ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-25 12:13)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Com a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE, comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas, possibilitando aos estudantes, tornarem-se sujeitos participantes, autónomos e críticos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Competências,Transversalidade
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.