Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mauritti, R (2019). OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios? . ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO.
M. D. Mauritti, "OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios? ", in ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO, 2019
@misc{mauritti2019_1732252335987, author = "Mauritti, R", title = "OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios? ", year = "2019", url = "http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/iii-encontro-nacional-de-jovens-investigadores-em-educacao-iii-enjie/" }
TY - CPAPER TI - OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios? T2 - ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO AU - Mauritti, R PY - 2019 UR - http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/iii-encontro-nacional-de-jovens-investigadores-em-educacao-iii-enjie/ AB - A comunicação tem como foco a análise do lugar da escola na promoção da igualdade e da equidade social em sociedades atravessadas por processo intensos de mudança, e nas quais os recursos educativos e qualificacionais são fundamentais na mediação da capacitação para a integração económica e social. Começa por dar conta de algunas conceitos nucleares nesta problemática, como o conceito de desigualdades sociais, igualdade e equidade e mobilidade social; apresenta em seguida um diagnóstico da situação de Portugal numa perspetiva comparativa à escala europeia, tendo em conta um horizonte temporal alargado às duas últimas décadas. Para finalizar, apresenta um conjunto de olhares cruzados, de natureza qualitativa, sobre a escola, tendo em conta contextos sociais de proveniência dos estudantes. Conclui com um conjunto de interpelações construídas por referência aos "Pilares da Educação para o século XXI" (UNESCO, 1996). ER -