Comunicação em evento científico
OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios?
Rosário Mauritti (Mauritti, R);
Título Evento
ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 11:51)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A comunicação tem como foco a análise do lugar da escola na promoção da igualdade e da equidade social em sociedades atravessadas por processo intensos de mudança, e nas quais os recursos educativos e qualificacionais são fundamentais na mediação da capacitação para a integração económica e social. Começa por dar conta de algunas conceitos nucleares nesta problemática, como o conceito de desigualdades sociais, igualdade e equidade e mobilidade social; apresenta em seguida um diagnóstico da situação de Portugal numa perspetiva comparativa à escala europeia, tendo em conta um horizonte temporal alargado às duas últimas décadas. Para finalizar, apresenta um conjunto de olhares cruzados, de natureza qualitativa, sobre a escola, tendo em conta contextos sociais de proveniência dos estudantes. Conclui com um conjunto de interpelações construídas por referência aos "Pilares da Educação para o século XXI" (UNESCO, 1996).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desigualdades sociais,Equidade,Mobilidade social

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.