Talk
OLHARES SOBRE A ESCOLA Tempos novos na interpretação de ‘velhos’ desafios?
Rosário Mauritti (Mauritti, R);
Event Title
ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-07-18 08:59)

View record in Google Scholar

Abstract
A comunicação tem como foco a análise do lugar da escola na promoção da igualdade e da equidade social em sociedades atravessadas por processo intensos de mudança, e nas quais os recursos educativos e qualificacionais são fundamentais na mediação da capacitação para a integração económica e social. Começa por dar conta de algunas conceitos nucleares nesta problemática, como o conceito de desigualdades sociais, igualdade e equidade e mobilidade social; apresenta em seguida um diagnóstico da situação de Portugal numa perspetiva comparativa à escala europeia, tendo em conta um horizonte temporal alargado às duas últimas décadas. Para finalizar, apresenta um conjunto de olhares cruzados, de natureza qualitativa, sobre a escola, tendo em conta contextos sociais de proveniência dos estudantes. Conclui com um conjunto de interpelações construídas por referência aos "Pilares da Educação para o século XXI" (UNESCO, 1996).
Acknowledgements
--
Keywords
Desigualdades sociais,Equidade,Mobilidade social

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.