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Gato, M. A., Costa, P., Cruz, A. R., Perestrelo, M. & Tomaz, E. (2020). Contrariando as massas e contornando as cidades: turismo criativo como alternativa em territórios de baixa densidade . In Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: . (pp. 250-256). Guimarães: Universidade do Minho.
M. A. Gato et al., "Contrariando as massas e contornando as cidades: turismo criativo como alternativa em territórios de baixa densidade ", in Livro de Actas do XII Congr.o da Geografia Portuguesa: , Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Ed., Guimarães, Universidade do Minho, 2020, pp. 250-256
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TY - CPAPER TI - Contrariando as massas e contornando as cidades: turismo criativo como alternativa em territórios de baixa densidade T2 - Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: AU - Gato, M. A. AU - Costa, P. AU - Cruz, A. R. AU - Perestrelo, M. AU - Tomaz, E. PY - 2020 SP - 250-256 CY - Guimarães UR - https://www.apgeo.pt/livro-de-actas-xii-congresso-da-geografia-portuguesa-geografias-de-transicao-para-sustentabilidade AB - No actual cenário nacional de forte crescimento da actividade turística, o turismo criativo vem contrariar a massificação verificada sobretudo nas cidades de Lisboa e Porto e apresenta-se como experiência diferenciadora, mais sustentável e adaptada às cidades de pequena dimensão e áreas rurais. Tendo por base um forte vínculo com o território, as comunidades locais e respectivos patrimónios (tangíveis e intangíveis), o turismo criativo distingue-se principalmente pelo grau de envolvimento e participação dos turistas, oferecendo-lhes experiências de imersão e contacto com novas realidades, ao mesmo tempo que promove a sua criatividade e novas aprendizagens. Este novo formato, que está a tentar consolidar-se em Portugal, será analisado através de um caso de estudo denominado CREATOUR. Trata-se de um projecto de investigação/incubação em desenvolvimento à escala nacional e que permite reflectir sobre as vantagens deste tipo de oferta, bem como sobre algumas dificuldades que se colocam. As observações reportam-se aos resultados preliminares obtidos no decurso do projecto e apontam para conclusões que permitem algum optimismo, quer quanto ao futuro do turismo criativo em Portugal, quer quanto à sua capacidade de se afirmar enquanto oferta diferenciadora e alternativa ao turismo de massas. ER -