Publicação em atas de evento científico
Contrariando as massas e contornando as cidades: turismo criativo como alternativa em territórios de baixa densidade
Maria Assunção Gato (Gato, M. A.); Pedro Costa (Costa, P.); Ana Rita Cruz (Cruz, A. R.); Perestrelo, Margarida (Perestrelo, M.); Elisabete Tomaz (Tomaz, E.);
Livro de Actas do XII Congresso da Geografia Portuguesa:
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-26 10:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No actual cenário nacional de forte crescimento da actividade turística, o turismo criativo vem contrariar a massificação verificada sobretudo nas cidades de Lisboa e Porto e apresenta-se como experiência diferenciadora, mais sustentável e adaptada às cidades de pequena dimensão e áreas rurais. Tendo por base um forte vínculo com o território, as comunidades locais e respectivos patrimónios (tangíveis e intangíveis), o turismo criativo distingue-se principalmente pelo grau de envolvimento e participação dos turistas, oferecendo-lhes experiências de imersão e contacto com novas realidades, ao mesmo tempo que promove a sua criatividade e novas aprendizagens. Este novo formato, que está a tentar consolidar-se em Portugal, será analisado através de um caso de estudo denominado CREATOUR. Trata-se de um projecto de investigação/incubação em desenvolvimento à escala nacional e que permite reflectir sobre as vantagens deste tipo de oferta, bem como sobre algumas dificuldades que se colocam. As observações reportam-se aos resultados preliminares obtidos no decurso do projecto e apontam para conclusões que permitem algum optimismo, quer quanto ao futuro do turismo criativo em Portugal, quer quanto à sua capacidade de se afirmar enquanto oferta diferenciadora e alternativa ao turismo de massas.
Agradecimentos/Acknowledgements
CREATOUR Project
Palavras-chave
Turismo criativo,CREATOUR,Experiências-piloto,Territórios de baixa densidade,Co-produção de conhecimento

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.