Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Chaves, J.F., Formiga, N.S.  & Reis, E. (2019). Da realidade vulnerável ao mecanismo psicossocial de proteção social. Evidência causal de um modelo teórico sobre a conduta desviante em jovens do estado do Pará, Brasil. Novas Edições Acadêmicas.
Exportar Referência (IEEE)
J. F. Chaves et al.,  Da realidade vulnerável ao mecanismo psicossocial de proteção social. Evidência causal de um modelo teórico sobre a conduta desviante em jovens do estado do Pará, Brasil., Novas Edições Acadêmicas, 2019
Exportar BibTeX
@book{chaves2019_1715177722532,
	author = "Chaves, J.F. and Formiga, N.S.  and Reis, E.",
	title = "",
	year = "2019",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Novas Edições Acadêmicas",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Da realidade vulnerável ao mecanismo psicossocial de proteção social. Evidência causal de um modelo teórico sobre a conduta desviante em jovens do estado do Pará, Brasil.
AU  - Chaves, J.F.
AU  - Formiga, N.S. 
AU  - Reis, E.
PY  - 2019
AB  -  realidade da Região Metropolitana de Belém (RMB), no Estado do Pará, que fica localizada na Amazônia, é o objeto de estudo desta tese. O crescimento demográfico urbano na RMB, que se concretizou entre as décadas de 60 a 80, foi aquecido pelos fluxos intensos das migrações inter-regionais. A explosão demográfica é resultado do êxodo rural de microregiões vizinhas, tendo como fatores desencadeantes a incipiente infraestrutura social, aliada às crises agroextrativistas, questões de origem fundiária, expansão da pecuária, falta de estrutura para a produção da agricultura familiar e inadequados créditos rurais. Assim, criaram-se ambientes propícios à marginalização socioeconômica e a falta de sentimento de empatia. Há, então, um processo de erosão progressiva, que faz com que os valores culturais de convivência coletiva e pacífica venham a perder sua importância como referencial normativo. Nesses ambientes vulneráveis e de risco, a autoridade familiar dispõe de reduzidos meios simbólicos e materiais para influenciar, de modo efetivo, o futuro dos adolescentes. Neste contexto, a violência dos jovens manifesta-se na transgressão das regras sociais, perpetuando sua exclusão.
ER  -