Autor de livro
Da realidade vulnerável ao mecanismo psicossocial de proteção social. Evidência causal de um modelo teórico sobre a conduta desviante em jovens do estado do Pará, Brasil.
Jadson Fernandes Chaves (Chaves, J.F.); Nilton S. Formiga (Formiga, N.S. ); Elizabeth Reis (Reis, E.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 00:29)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
realidade da Região Metropolitana de Belém (RMB), no Estado do Pará, que fica localizada na Amazônia, é o objeto de estudo desta tese. O crescimento demográfico urbano na RMB, que se concretizou entre as décadas de 60 a 80, foi aquecido pelos fluxos intensos das migrações inter-regionais. A explosão demográfica é resultado do êxodo rural de microregiões vizinhas, tendo como fatores desencadeantes a incipiente infraestrutura social, aliada às crises agroextrativistas, questões de origem fundiária, expansão da pecuária, falta de estrutura para a produção da agricultura familiar e inadequados créditos rurais. Assim, criaram-se ambientes propícios à marginalização socioeconômica e a falta de sentimento de empatia. Há, então, um processo de erosão progressiva, que faz com que os valores culturais de convivência coletiva e pacífica venham a perder sua importância como referencial normativo. Nesses ambientes vulneráveis e de risco, a autoridade familiar dispõe de reduzidos meios simbólicos e materiais para influenciar, de modo efetivo, o futuro dos adolescentes. Neste contexto, a violência dos jovens manifesta-se na transgressão das regras sociais, perpetuando sua exclusão.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Condutas desviantes,Jovens,Proteção psicossocial

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.