Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Crespo, M., Tomé, V., Branco, S. & Nery, I, (2022). Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media. Conferência SciCom PT.
Exportar Referência (IEEE)
M. Â. Crespo et al.,  "Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media", in Conferência SciCom PT, Ponta Delgada, 2022
Exportar BibTeX
@misc{crespo2022_1731983522109,
	author = "Crespo, M. and Tomé, V. and Branco, S. and Nery, I,",
	title = "Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media",
	year = "2022",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "http://scicom.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media
T2  - Conferência SciCom PT
AU  - Crespo, M.
AU  - Tomé, V.
AU  - Branco, S.
AU  - Nery, I,
PY  - 2022
CY  - Ponta Delgada
UR  - http://scicom.pt/
AB  - O projeto “Literacia para os Media e Jornalismo” (LPMJ), desenvolvido por um grupo informal de voluntários, liderado pelo Sindicato dos Jornalistas, prepara jornalistas e académicos que formam professores do Ensino Básico e Secundário e os apoiam na criação e implementação de projetos de Literacia para os Media. Entre 2017 e 2022, cerca de 170 jornalistas, professores de jornalismo e investigadores (cerca de 80 em 2017, 70 em 2019, 10 em 2020 e 10 em 2021) receberam formação específica em Literacia dos Media.
Mais de 250 professores do Continente e Açores foram formados através da oficina “Literacia, Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, acreditada, até 2024, pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, que gere a formação contínua de professores em Portugal. A oficina foi desenvolvida em parceria com a Direção-Geral da Educação e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). Em 2020 foi solicitada pela Secretaria Regional da Educação do Governo dos Açores, para formar professores naquela região. O projeto, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa, lançou recentemente a iniciativa “Da redação para as escolas”, que permite a professores convidar formadores a ir à sua escola para trabalhar sobre os media e produzir media com os alunos, sem custos.
A relevância e efetividade do projeto tornou-o a base do working package de Literacia para os Média do projeto IBERIFIER – Observatório Ibérico dos Media Digitais e da Desinformação (hub regional do EDMO – Observatório europeu dos Media Digitais), que reúne 23 entidades de Portugal e Espanha (universidades e centros de investigação, fact-checkers, agências de notícias e outros especialistas). O working package, liderado pelo CIES-ISCTE, consiste na criação de cursos para formadores, professores e jornalistas, em formato presencial, online ou MOOC, que serão ministrados em Portugal e Espanha.

ER  -