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Mateus, S. & Seabra, T. (2022). Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios. IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
S. C. Gomes and T. D. Almeida, "Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios", in IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias, Braga, 2022
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TY - CPAPER TI - Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios T2 - IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias AU - Mateus, S. AU - Seabra, T. PY - 2022 CY - Braga UR - https://iv-cicse.eventqualia.net/pt/2022/inicio/ AB - A educação representa uma instituição chave no processo de integração dos filhos dos imigrantes (e refugiados) e das suas famílias. Portugal não é exceção, e a integração de um número crescente de crianças e jovens provenientes de movimentos migratórios no seu sistema educativo tem sido uma das muitas, e profundas, mudanças experimentadas ao longo das últimas décadas. Nos últimos anos, um grupo em particular assumiu uma presença notória nas escolas portuguesas, apesar de pouco estudada na sociologia portuguesa: os descendentes de imigrantes brasileiros. Os brasileiros eram, em 2017, o grupo de imigrantes com o maior contingente em Portugal, representando 20,3 por cento do total de imigrantes (SEF, 2017). A população escolar tem refletido esta evolução. Embora tenham uma presença significativa nas escolas portuguesas, pouco se sabe sobre as suas experiências e desafios educativos específicos ER -