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Mateus, S. & Seabra, T. (2022). Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios. IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
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S. C. Gomes and T. D. Almeida,  "Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios", in IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias, Braga, 2022
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TY  - CPAPER
TI  - Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios
T2  - IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias
AU  - Mateus, S.
AU  - Seabra, T.
PY  - 2022
CY  - Braga
UR  - https://iv-cicse.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
AB  - A educação representa uma instituição chave no processo de integração dos
filhos dos imigrantes (e refugiados) e das suas famílias. Portugal não é exceção,
e a integração de um número crescente de crianças e jovens provenientes de
movimentos migratórios no seu sistema educativo tem sido uma das muitas, e
profundas, mudanças experimentadas ao longo das últimas décadas. Nos
últimos anos, um grupo em particular assumiu uma presença notória nas
escolas portuguesas, apesar de pouco estudada na sociologia portuguesa: os
descendentes de imigrantes brasileiros. Os brasileiros eram, em 2017, o grupo
de imigrantes com o maior contingente em Portugal, representando 20,3 por
cento do total de imigrantes (SEF, 2017). A população escolar tem refletido
esta evolução. Embora tenham uma presença significativa nas escolas
portuguesas, pouco se sabe sobre as suas experiências e desafios educativos
específicos
ER  -