Comunicação em evento científico
Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios
Sandra Mateus (Mateus, S.); Teresa Seabra (Seabra, T.);
Título Evento
IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A educação representa uma instituição chave no processo de integração dos filhos dos imigrantes (e refugiados) e das suas famílias. Portugal não é exceção, e a integração de um número crescente de crianças e jovens provenientes de movimentos migratórios no seu sistema educativo tem sido uma das muitas, e profundas, mudanças experimentadas ao longo das últimas décadas. Nos últimos anos, um grupo em particular assumiu uma presença notória nas escolas portuguesas, apesar de pouco estudada na sociologia portuguesa: os descendentes de imigrantes brasileiros. Os brasileiros eram, em 2017, o grupo de imigrantes com o maior contingente em Portugal, representando 20,3 por cento do total de imigrantes (SEF, 2017). A população escolar tem refletido esta evolução. Embora tenham uma presença significativa nas escolas portuguesas, pouco se sabe sobre as suas experiências e desafios educativos específicos
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Descendentes de imigrantes,educação,integração,Brasil
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.