Publicação em atas de evento científico
A arquitectura da fome
Pedro Namorado Borges (Borges, P. N.);
XI Encontro Rural RePort, XVIII Congreso de Historia Agraria – SEHA, IV Congresso Internacional: Soberania alimentar. Dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração. Resumos de sessões e comunicações
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação apresenta algumas das questões abordadas no projeto de doutoramento em curso intitulado, “Reinvenções da Arquitectura Popular. As Aldeias Melhoradas em Portugal (1958-1974)”. O estudo foca-se no programa Aldeias Melhoradas, uma iniciativa levada a cabo pelo Estado Novo (1933-1974) desde o final da década de 50 até à transição democrática. O programa, que previa a reabilitação de cerca de 140 aldeias em Portugal continental, tinha como objectivo imediato a alteração das condições de vida das populações rurais. As intervenções nas aldeias foram desenvolvidas e coordenadas por um conjunto de arquitetos, que constituíam o Serviço de Bem-Estar Rural, integrado na Junta de Colonização Interna, o órgão responsável por implementar a estratégia traçada pela Secretaria Geral da Agricultura do Ministério da Economia. A partir da relação hierárquica dos diferentes organismos do Estado é possível traçar alguns dos problemas que enquadraram o programa de melhoramento de aldeias, criando relações entre temas como economia, arquitetura, agricultura, bem-estar e colonização interna. O projecto está a ser desenvolvido no Iscte-IUL com a orientação científica do Professor Ricardo Agarez (Iscte-IUL) e da Professora Dulce Freire (UCoimbra), com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (SFRH/BD/147213/2019).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Arquitetura,Bem-estar,Economia,Agricultura,Colonização interna
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/147213/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.