Working paper
A Constituição de um Espaço Europeu de Desigualdades
Costa, AF (Costa, AF); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Martins, SC (Martins, SC); Nuno Nunes (Nunes, N.); Romão, AL (Romão, AL);
Título Documento
Observatório das Desigualdades e-Working Papers
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 19

(Última verificação: 2024-04-23 06:37)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste estudo apresenta-se um conjunto de contributos para a caracterização da estrutura do espaço de desigualdades que se formou na Europa atual. O estudo adota uma perspetiva multidimensional das desigualdades e analisa as interseções entre desigualdades distributivas (rendimentos, escolaridades) e desigualdades categoriais (estados nacionais, classes sociais). A pesquisa empírica recorre aos dados do European Social Survey (2012), abrangendo grande parte dos países da Europa. A análise avança uma série de elementos inovadores, nomeadamente: i) questiona as comparações internacionais habituais de rendimentos em PPC; ii) procede ao cálculo de decis de rendimentos transnacionais (europeus); iii) mapeia a localização dos múltiplos segmentos “classe-país” do espaço europeu nas distribuições europeias de recursos económicos (rendimentos); iv) faz o mesmo quanto às distribuições europeias de recursos educativos (escolaridades); v) integra esses elementos numa caracterização estrutural das desigualdades europeias contemporâneas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
desigualdades; Europa; classes sociais; rendimentos; educação; análises transnacionais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.