Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa?
Book Title
Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este artigo aborda as políticas de soft power no relacionamento entre Portugal e os PALOP salientando o papel do apoio aos sistemas de ensino e educação. A relação com os PALOP tem sido uma prioridade portuguesa desde
as independências. Para a recriação dos laços com estes países africanos a política de cooperação portuguesa foi essencial, tendo desde o início apostado no apoio às áreas sociais. A proximidade com os PALOP foi reforçada pela criação da CPLP. Focando a cooperação bilateral portuguesa e a CPLP, o artigo argumenta que as políticas de soft power foram essenciais para a recriação do relacionamento de Portugal com os PALOP, tendo permitido reforçar a posição do país no palco internacional.
Acknowledgements
--
Keywords
Portugal,Palop,Política externa,Cooperação bilateral,CPLP,Educação
Fields of Science and Technology Classification
- Political Science - Social Sciences
- Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/CPO/03122/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.