Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?
Book Title
A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
--
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A diversidade é cada vez mais reconhecida como uma vantagem nas organizações. Dentro da
Estratégia Europa 2020 e à semelhança de outros países europeus, em Portugal foi elaborada
recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, um compromisso escrito voluntário que
pretende ajudar as organizações a tornarem-se mais inclusivas, mais diversas e mais competitivas.
Dentro das organizações signatárias são ainda poucas as que fazem parte do setor da Educação, o
que poderá indicar que as Escolas parecem ainda não estar tão sensibilizadas para as questões da
diversidade no seu interior, enquanto organizações e contextos de trabalho. Partindo de uma
metodologia mista (entrevistas individuais e questionário de auto-resposta em duas das
organizações signatárias), no âmbito da Carta foi desenvolvido o Questionário de Auto-Diagnóstico
da Diversidade para Colaboradores (QADD-COL) (Ramos, Alexandre, Visitação, & Correia, no
prelo), com o objetivo de ajudar as organizações signatárias a refletir acerca das estratégias,
políticas e/ou práticas ligadas à diversidade, e em particular nos seis domínios que se encontram
refletidos na Carta: Compromisso da Gestão; Comunicação; Formação e Desenvolvimento;
Condições de Trabalho; Cultura; Recrutamento e Seleção. Apesar de ainda se encontrar em estudo,
apresentam-se alguns resultados ligados à análise da fiabilidade do instrumento, que indicam que
em geral o instrumento tem uma fiabilidade apropriada, parecendo não haver necessidade de
qualquer reavaliação da base teórica subjacente à construção do mesmo. Considerando que o
diagnóstico e a monitorização são componentes essenciais num processo de reflexão interno regular
e continuado sobre a diversidade, o instrumento aqui descrito tem o potencial de ajudar as
organizações signatárias e neste caso em particular as organizações também do setor da Educação,
nesse processo reflexivo de se olhar internamente por forma a potenciar as vantagens que a
diversidade parece ter na comunidade escolar.
Acknowledgements
--
Keywords
Diversidade,Instrumentos de avaliação,Diagnóstico,Escolas