Scientific journal paper
A educação filosófica face ao desafio pós-moderno
Anne Schippling (Schippling, A.);
Journal Title
Itinerários de Filosofia da Educação
Year (definitive publication)
2006
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-11-29 16:19)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Os crimes contra a humanidade, que culminaram em „Auschwitz“, desferiram o golpe fatal na ideia da razão iluminista, que almejava o progresso para a humanidade. Para Jean-François Lyotard, a narrativa das Luzes“, que tem como base a razão universal iluminista, foi „liquidada“ em „Auschwitz“. Na situação pós-moderna a razão como unidade dissipa-se numa „pluralidade radical“ de diferentes racionalidades. Neste contexto é premente colocar a questão sobre de que forma esta situação se reflecte no ensino da filosofia cuja finalidade continua ligada à promoção do “exercício pessoal da razão” por parte dos alunos numa perspectiva iluminista. O desafio pós-moderno significará uma queda na irracionalidade ou será possível apesar da crise da razão iluminista não abandonar a perspectiva da promoção da reflexão crítica no ensino da filosofia?
Acknowledgements
--
Keywords