Artigo em revista científica
A fronteira Moçambique-Zimbabué e os ndau: práticas e representações transfronteiriças no distrito moçambicano de Mossurize (de 1975 à actualidade)
Marta Patrício (Patrício, M.);
Título Revista
Cadernos de Estudos Africanos
Ano
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Títulos Alternativos

(Inglês) The Mozambique-Zimbabwe border and the ndau: Cross-border practices and representations in Mozambique’s district of Mossurize (1975 to the present)

Abstract/Resumo
As perspectivas sobre as fronteiras africanas, de um modo geral, assentam frequentemente nas afirmações de que as fronteiras são artificiais e arbitrárias. Contudo, este tipo de categorizações parece revelar um desconhecimento face às práticas e significados que as populações locais atribuem às fronteiras. O presente artigo procura contribuir para esta literatura, através de um estudo de caso no distrito de Mossurize, na fronteira entre Moçambique e o Zimbabué. Os dados empíricos originais procuram demonstrar como os grupos fronteiriços ndau percepcionam e se relacionam com a fronteira e com os membros do mesmo grupo étnico que vivem “do outro lado”, e como alterações de fundo na política económica de um dos Estados se repercute ao longo da fronteira porosa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Moçambique,Fronteira,Mossurize,Ndau,Zimbábue
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/78206/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/AFR/098339/2008 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PEst-OE/AFR/UI3122/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia