Capítulo de livro
A reforma da carreira docente e a conflitualidade profissional: Análise da mobilização dos professores e de discursos sindicais
Alan Stoleroff (Stoleroff, A.); Irina Pereira (Pereira, I);
Título Livro
Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea
Ano
2009
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A análise será focada na profissionalidade dos professores como cerne do seu conflito com o Ministério da Educação. Far-se-á uma análise do que está em jogo no conflito em torno da revisão do ECD no que toca à transformação das relações de emprego e da carreira dos professores do ensino primário e secundário não superior do sector público da Educação. Identificar-se-á vários factores explicativos da extensão de conflito que incluem factores de contexto e factores políticos, destacando enfim o choque das medidas da revisão com a identidade profissional veiculada pelos sindicatos. Propõe-se analisar a mobilização dos professores no contexto das reformas do ECD enquanto movimento social que se construiu em torno da defesa e afirmação da profissionalidade. Embora a acção colectiva do movimento social profissional transborde as suas componentes institucionais e neste caso existam componentes da acção colectiva que são enquadradas sindical e não sindicalmente, o objectivo incidirá sobre a componente propriamente sindical. Nessa base acabamos a comunicação com uma análise dos discursos sindicais sendo que os discursos projectam noções implícitas e explícitas, e “imagens” dos interesses que estão postos em causa no conflito. Tentaremos aqui fazer uma análise das componentes do discurso sindical dos professores no quadro de uma concepção da profissão e profissionalidade docentes centrada no identidade-ethos, nas autonomias e nos poderes, na colegialidade e na reflexão.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
reforma da carreira docente; profissão docente