Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Novos Estudos Jurídicos
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Inglês) The importance of consumer arbitration in realising access to justice in Portugal
(Espanhol/Castelhano) La importancia del arbitraje de consumo para acceso a la justicia en Portugal
Abstract/Resumo
Contextualização: A litigiosidade e a judicialização dos diferendos apresenta tendências crescentes constantes na generalidade de latitudes e Portugal não é uma exceção. Existem, no entanto, algumas causas que pelas quais suas caraterísticas nunca seriam levadas perante a jurisdição ordinária, nomeadamente processo de consumo de pequenos valores.
Objetivos: O presente estudo pretende avaliar o estado da concretizaçãodo acesso à justiça em Portugal especificamente em diferendos de consumo, nomeadamente comparando a jurisdição ordinária com a arbitragem.
Método: A metodologia empregada foi baseada numa matriz exploratória por via do método dialético. Foi realizada a análise bibliográfica, legal e jurisprudencial sobre o aceso à justiça na vertente da arbitragem de consumo por forma a poder densificar e fundamentar o posicionamento final adotado.
Resultados: A investigação baseou-se no método indutivo e no relatório dos resultados foi empregada a base lógica indutiva. No final do nosso estudo verificamos que a arbitragem no âmbito do direito do consumo tem contribuído à efetivação do acesso à justiça, propondo algumas medidas que poderiam ampliar ainda mais tal efetivação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Acesso à justiça,Arbitragem de consumo
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Terra e do Ambiente - Ciências Naturais
- Direito - Ciências Sociais
English