Talk
A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional
Ana Fialho (Fialho, A.); Nadine Correia (Correia, N.); Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Lígia Monteiro (Monteiro, L.); Francisco Esteves (Esteves, F.);
Event Title
X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-09 07:10)

View record in Google Scholar

Abstract
O presente estudo tem como objetivo testar o efeito moderador da qualidade das interações educador-criança e o efeito mediador da regulação emocional na relação entre a sensibilidade materna observada e as competências sociais e problemas de comportamento das crianças em idade pré-escolar, controlando a idade, o sexo, o temperamento, a competência verbal e a escolaridade materna. Para esse efeito, reportaremos resultados baseados numa amostra de 58 salas de jardim de infância, num total de 318 crianças (4-6 anos) e respetivas mães. A sensibilidade materna foi avaliada através da Ainsworth’s original Sensitivity-Insensitivity to Infant Signals and Communications observational scale (Ainsworth, Bell, & Stayton, 1974), as competências sociais e os problemas de comportamento através do Social Skills Rating System (Gresham & Elliott, 2007), a qualidade da interação através do Classroom Assessment Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008), a regulação emocional através da Emotion Regulation Checklist (Shields & Cicchetti, 1995, 1997), o temperamento através do Children’s Behavior Questionnaire (Putnam & Rothbart, 2006) e a capacidade verbal através do Peabody Picture Vocabulary Test – Revised (Dunn, 1986). Espera-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre os preditores das competências sociais, descrevendo efeitos potenciadores e/ou compensatórios de diferentes níveis de qualidade das interações educador-criança.
Acknowledgements
--
Keywords