Publicação em atas de evento científico
Adesão ao rastreio da retinopatia diabética: Um modelo de simulação baseado em agentes
Andreia Pereira (Pereira, A.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.); Fernando Buarque de Lima Neto (Neto, F.); João Macedo (Macedo, J.);
20ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2020)
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-17 20:05)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Adherence to the screening of diabetic retinopathy: An agent based simulation model

Abstract/Resumo
A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos. A forma mais eficaz de evitar a evolução da doença é o seu diagnóstico atempado, através de programas de rastreio de base populacional. Um dos principais problemas associados a este tipo de programas é a baixa taxa de adesão. No entanto, a decisão individual de aderir ao rastreio praticamente não foi explorada nos modelos de simulação existentes na literatura. Assim, o principal objetivo da presente investigação é demonstrar a relevância de modelos de simulação computacional, no estudo desta problemática. Para tal, foi desenvolvido um modelo baseado em agentes, suportado por dados reais que, reconhecendo a importância das características individuais dos diabéticos, replica eficazmente a realidade. A utilização do mesmo modelo para encenar intervenções, comprovou a sua utilidade na descoberta de conhecimento e proposta de medidas às entidades responsáveis pela tomada de decisão.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimento ao Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, pelo apoio no âmbito do projeto HOPE e à Administração Regional de Saúde do Norte pela colaboração e cedência de dados, devidamente encriptados e anonimizados.
Palavras-chave
Retinopatia diabética,Modelos baseados em agentes,Simulação computacional,Taxa de adesão,Rastreio de base populacional
Prémios
.
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.