Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação
Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Neste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa
sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade
localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10.
Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens
sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de
um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de
especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca
de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de
abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os
jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da
pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e
consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu
próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de
um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e
gatekeepers.
Acknowledgements
--
Keywords
Metodologia qualitativa,Educação,Desigualdades,Juventude
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |