Book chapter
Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico
Ana Passos (Passos, A. M.); Ana M. Passos (Passos, A.M.); Nelson Ramalho (Ramalho, N.); Sílvia Agostinho da Silva (Silva, S.A.); Cláudia Andrade (Andrade C.); Cláudia Andrade (Andrade, C. C.); António Caetano (Caetano, António); et al.
Book Title
Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-17 17:56)

View record in Google Scholar

Abstract
No capitulo 2, salientou-se que a abordagem psicossociologica ganhou solidez ao longo das ultimas decadas atraves de propostas teoricas abrangentes como as de Tinto (2004) e de Braxton (2004). Estas abordagens tem vindo, genericamente, a salientar uma interacao, ou acao conjugada, entre fatores organizacionais e fatores individuais na promocao do sucesso e abandono academicos. Os fatores organizacionais, de natureza dinamica, compreendem as praticas pedagogicas (Cassidy e Eachus, 2000; Murray, 1983, 2005), o ambiente academico e de servicos (Baird, 2004) e a integracao académica e social (Tinto, 2000). Considera-se que a conjugacao entre praticas pedagogicas ajustadas aos requisitos de aprendizagem e um ambiente academico positivo (Lizzio, Wilson e Simons, 2002), a par de uma integração academica e social bem sucedida (e.g., Tinto, 2004; Braxton et al., 2004), constituem, genericamente, fatores institucionais que promovem o sucesso academico e previnem o abandono. No que diz respeito aos fatores individuais, a literatura salienta as motivações dos estudantes (sejam elas de natureza mais instrumental, focadas na empregabilidade do curso, ou de natureza mais identitaria, focadas na vocacao), os recursos financeiros, a resiliencia psicologica, e a motivação para o desempenho, como elementos protetores da persistencia académica e sucesso academico. Espera-se que a percecao de empregabilidade, a par de uma identificacao vocacional com o curso, e de uma motivação para o desempenho, associadas a elevada resiliência e a recursos financeiros suficientes para fazer face aos custos economicos e sociais do curso, contribuam para promover o sucesso academico e inibir o abandono. Assim, o modo como os fatores organizacionais e os individuais se conjugam constituira um determinante fundamental do desempenho académico.
Acknowledgements
--
Keywords
sucesso académico, abandono académico