Comunicação em evento científico
Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal
Fernando Angelino (Angelino, F. J.); Alcina Dourado (Alcina Dourado); Alice Ruivo (Alice Ruivo); Bernardo Ramos (Bernardo Ramos); Célia Picoito (Célia Picoito); Fátima Serralha (Fátima Serralha); Helena Caria (Helena Caria); João Vinagre (João Vinagre); José Pires (José Pires); Nuno Pereira (Nuno Pereira); et al.
Título Evento
CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-19 15:13)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Demola,Cocriação,Aprendizagem,Design Thinking