Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Aprendizagem nas Redes Sociais Online: Práticas e Perceções de Jovens (9-16), Seus Professores e Encarregados de Educação
Atas do Congresso Mundial de Estilo de Aprendizagem (4-6 julho 2016)
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo apresenta uma investigação que inquiriu 549 jovens portugueses (9-16 anos), 150 professores e 267 encarregados de educação, com o objetivo de compreender como percecionam a aprendizagem nas redes sociais online e o seu uso em contexto educativo. Seguiu o design dos métodos mistos e os dados foram tratados em SPSS e Atlas.ti. Os resultados mostram que a maioria dos inquiridos usa redes sociais online e que sete em cada 10 docentes reconhecem potencial pedagógico a essas plataformas, embora apenas uma minoria as use com esse fim. Os inquiridos consideram que há aprendizagem nas redes sociais online, mas encaram como estanques os contextos de aprendizagem formal, não-formal e informal. Urge assim formar professores, alunos e encarregados de educação na área das literacias múltiplas, considerando as redes sociais online como recursos, dado o seu potencial no desenvolvimento de estilos de aprendizagem.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Redes sociais online,Jovens (9-16 anos),Professores,Encarregados de educação,Estilos de aprendizagem
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
SFRH/BPD/77874/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |