Publicação em atas de evento científico
Arquiteturas de deep learning multi-input para a otimização da irrigação de precisão
Rogério P. dos Santos Pereira (Santos, R.); Marko Beko (Beko, M.); João P. Matos-Carvalho (Matos-Carvalho, J. P.); Valderi Leithardt (Leithardt, V.);
19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) - Iberian Proceedings of CISTI 2024
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-11-23 21:44)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Títulos Alternativos

(Inglês) Multi-input deep learning architectures for precision irrigation optimization

Abstract/Resumo
As tecnologias de irrigação de precisão evoluíram significativamente. No entanto, a integração eficaz de dados heterogêneos em decisões informadas ainda representa um desafio. A aplicação de arquiteturas de Deep Learning, que manipulam múltiplas fontes de dados, emerge como uma solução promissora para superar essas barreiras, melhorando assim a gestão da irrigação. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma arquitetura de Deep Learning multi-input que integre efetivamente dados variados de imagens de satélite, séries temporais, dados meteorológicos, umidade do solo e informações sobre culturas, com o propósito de otimizar a gestão da irrigação. O modelo da arquitetura de Deep Learning passa por camadas de fusão dedicada à integração de diferentes conjuntos de dados. Esta estrutura é complementada por camadas decisórias, responsáveis por determinar as necessidades específicas de irrigação. A eficácia do modelo foi comprovada por meio da avaliação com um conjunto de dados abrangente, recolhido de fontes diversas ao setor agrícola e ambiental. A integração de múltiplos tipos de dados, realizada por meio do Deep Learning Multi-Input, não apenas aprimora a precisão das estimativas das necessidades hídricas, mas também evidencia o potencial para otimização sustentável do consumo de água na agricultura. Futuras investigações são encorajadas a explorar a aplicabilidade prática desta metodologia e a aprimorar as técnicas de fusão de dados, visando refinar continuamente as previsões de irrigação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Deep learning,Irrigação de precisão,Arquitetura multi-input,Otimização da irrigação
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDP/00066/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.