Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
As imagens pobres e seus cruzamentos incertos entre política e arte. Um ensaio antropológico a partir de algumas ideias visuais, de certas aparências digitais em confrontos políticos contemporâneos
Título Evento
Prémio Pierre Vergés
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Proponho pensar, literalmente em voz alta porventura impressionista, a
propósito do potencial de certas ficções imagéticas produzidas a partir de
confrontos ideológicos entre posicionamentos políticos em disputa na
contemporaneidade. Simplificando, quero pensar um conjunto de imagens
itinerantes distribuídas na esfera pública, comprimidas, reproduzidas,
rasgadas, remixadas, copiadas e coladas noutros canais de distribuição,
produzidas por narrativas contemporâneas de extrema-direita, populistas,
nacionalistas e conservadoras (e seus contrapontos ou reações
progressistas). E tendo como contexto de circulação dessas imagens – eu
diria mesmo de produção - as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)
e alguns canais mediáticos mainstream.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimentos aos colegas do Prémio Pierre Verger, Comissão de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia, em particular à sua presidenta Vi Grunvald
Palavras-chave
Imagens,internet,performances politicas,artivismo
English