Comunicação em evento científico
As imagens pobres e seus cruzamentos incertos entre política e arte. Um ensaio antropológico a partir de algumas ideias visuais, de certas aparências digitais em confrontos políticos contemporâneos
Paulo Raposo (Raposo, P.);
Título Evento
Prémio Pierre Vergés
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Proponho pensar, literalmente em voz alta porventura impressionista, a propósito do potencial de certas ficções imagéticas produzidas a partir de confrontos ideológicos entre posicionamentos políticos em disputa na contemporaneidade. Simplificando, quero pensar um conjunto de imagens itinerantes distribuídas na esfera pública, comprimidas, reproduzidas, rasgadas, remixadas, copiadas e coladas noutros canais de distribuição, produzidas por narrativas contemporâneas de extrema-direita, populistas, nacionalistas e conservadoras (e seus contrapontos ou reações progressistas). E tendo como contexto de circulação dessas imagens – eu diria mesmo de produção - as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e alguns canais mediáticos mainstream.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimentos aos colegas do Prémio Pierre Verger, Comissão de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia, em particular à sua presidenta Vi Grunvald
Palavras-chave
Imagens,internet,performances politicas,artivismo