Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Pretendemos demonstrar a desigualdade nas cidades na história, na memória e no património
coletivo, tendo em conta o género. A cidade tem-se manifestado um espaço dos homens, que a têm
concebido e percorrido, em função das suas próprias visões, perspetivas e necessidades. A história e
a memória das cidades são muito desiguais se tivermos em consideração o género, as denominadas
minorias “raciais” e as pessoas portadoras de necessidades especiais. Centremo-nos no género. Se
recuarmos à Grécia Antiga, verificamos que as pólis gregas eram lugares públicos exclusivamente
masculinos, ficando as mulheres segregadas nos espaços interiores dos gineceus. A cidadania nas
cidades era incompleta por excluir as mulheres. Até ao século XIX a cidade foi apropriada
maioritariamente pelos homens que se deslocavam em trabalho, questões de política, cultura ou
lazer. Durante muito tempo os trabalhos noturnos estiveram vedados às mulheres. Se observarmos a
toponímia são escassos os nomes de mulheres que se destacaram em diversas áreas culturais e
políticas e ainda é mais notório na estatuária, em que as mulheres estão quase ausentes na memória
dos habitantes da cidade. Quantas praças têm o nome de mulheres que se destacaram na história?
Às ruas noturnas tinham acesso as mulheres toleradas, as denominadas prostitutas. Mesmo no início
do século XX, em que começava a despontar um associativismo feminino, as mulheres tiveram de
procurar subterfúgios para as suas reuniões noturnas. Concluímos que urge mudar a arquitetura das
cidades para que a história, a memória e o património sejam apropriados de forma igual por todas as
pessoas.
Acknowledgements
--
Keywords
Cidades,Género,Invisibilidade,Visão,Masculino
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- History and Archeology - Humanities
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.