Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Pretendemos demonstrar a desigualdade nas cidades na história, na memória e no património
coletivo, tendo em conta o género. A cidade tem-se manifestado um espaço dos homens, que a têm
concebido e percorrido, em função das suas próprias visões, perspetivas e necessidades. A história e
a memória das cidades são muito desiguais se tivermos em consideração o género, as denominadas
minorias “raciais” e as pessoas portadoras de necessidades especiais. Centremo-nos no género. Se
recuarmos à Grécia Antiga, verificamos que as pólis gregas eram lugares públicos exclusivamente
masculinos, ficando as mulheres segregadas nos espaços interiores dos gineceus. A cidadania nas
cidades era incompleta por excluir as mulheres. Até ao século XIX a cidade foi apropriada
maioritariamente pelos homens que se deslocavam em trabalho, questões de política, cultura ou
lazer. Durante muito tempo os trabalhos noturnos estiveram vedados às mulheres. Se observarmos a
toponímia são escassos os nomes de mulheres que se destacaram em diversas áreas culturais e
políticas e ainda é mais notório na estatuária, em que as mulheres estão quase ausentes na memória
dos habitantes da cidade. Quantas praças têm o nome de mulheres que se destacaram na história?
Às ruas noturnas tinham acesso as mulheres toleradas, as denominadas prostitutas. Mesmo no início
do século XX, em que começava a despontar um associativismo feminino, as mulheres tiveram de
procurar subterfúgios para as suas reuniões noturnas. Concluímos que urge mudar a arquitetura das
cidades para que a história, a memória e o património sejam apropriados de forma igual por todas as
pessoas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cidades,Género,Invisibilidade,Visão,Masculino
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- História e Arqueologia - Humanidades
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.