Artigo em revista científica Q4
As políticas de open-access. Res publica científica ou autogestão?
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); João Caraça (Caraça, J.); Rita Espanha (Espanha, R.); João Triães (Triães, J.); Sandro Mendonça (Mendonça, S.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2009
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2020-09-27 22:18)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
Neste artigo os autores sugerem que a análise da publicação em Open Access deve ser entendida para além do mero aspecto técnico de um novo modelo de publicação académica. O Open Access deve ser analisado enquanto movimento social, produto de uma evolução cultural e técnico-científica ao longo das três últimas décadas. Importa discutir as políticas do Open Access, porque as implicações da sua adopção pela comunidade científica não se esgotam nela. A publicação em Open Access poderá influenciar todo o processo de produção científica, da pesquisa à publicação, além dos próprios modelos de ensino e da forma como olhamos para os média, em termos de fruição da informação. Apergunta aqui enunciada, mas não respondida ainda na sua totalidade, é a de saber se a economia política do Open Access se traduzirá na criação de uma res publica científica, no sentido de extravasar da comunidade de investigadores e influenciar a sociedade como um todo, ou se será mais uma ferramenta, que, embora produto de um movimento social, será apenas apropriada numa gestão individual da prática científica, dentro dessa comunidade de pares.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciência aberta,Open Access,Sociedade em rede,Movimentos sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.