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Descrição Detalhada da Publicação
Assessing cancer knowledge among health students in Portugal
Título Revista
Portuguese Journal of Public Health
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Inglês
País
Portugal
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Títulos Alternativos
(Português) Níveis de conhecimento sobre cancro dos estudantes da área da saúde em Portugal
Abstract/Resumo
Introduction: Cancer is the second leading cause of death worldwide and its incidence has been
increasing. It is estimated that almost half of all cancer cases could be prevented by lifestyles changes.
Cancer Knowledge may be key to addressing this growing trend. This study focused on health students and its primary objective was to evaluate students’ knowledge and perceptions about cancer. Methods: In this study, the tool “Students Knowledge and Perceptions about Cancer” was used to retrieve quantitative data about students’ knowledge. Their perceptions were evaluated using a Likert scale that ranged from “Don’t know” to “Know almost everything”. This tool was shared on LinkedIn and Facebook, making the sampling method non-probabilistic. Results and discussion: From a sample of 170 health students, 72.4% (123) got more than half of the questions right. Lung cancer is the topic with lower knowledge. Overall, there seems to be a positive statistically significant correlation between students' knowledge and their perceptions about their knowledge (p≤0.05). Despite the satisfactory levels of general knowledge about cancer, there should be more campaigns that are appealing to students that emphasize prevention as a mean to reduce cancer incidence. There is still work to be done to have more awareness among health students, especially regarding risk behaviours and screenings related to cancer. New studies with more representative samples should be conducted.
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Introdução: O cancro é a segunda principal causa de morte no mundo e tem tido uma incidência crescente. Estima-se que quase metade de todos os casos de cancro poderiam ser evitados através de mudanças de estilo de vida. O conhecimento sobre o cancro pode ser a chave para enfrentar essa tendência crescente. Este estudo teve como foco estudantes da área da saúde e o objetivo principal foi avaliar o conhecimento e as perceções dos estudantes sobre o cancro. Métodos: Neste estudo, utilizou-se a ferramenta “Students Knowledge and Peceptions about Cancer” para recolher dados quantitativos sobre o conhecimento dos estudantes. As perceções foram avaliadas através de uma escala que variou de “Não sei” a “Sei quase tudo”. Esta ferramenta foi compartilhada no LinkedIn e no Facebook o que torna o método de amostragem não probabilístico. Resultados e discussão: De uma amostra de 170 estudantes da área da saúde, constatou-se que 72,4% (123) acertaram mais da metade das questões. Observou-se que o cancro de pulmão é o tema onde há maior desconhecimento. Globalmente, parece existir uma correlação positiva estatisticamente significativa entre o conhecimento dos alunos e a perceção do que estes sabem acerca dos conteúdos abordados (p≤0,5). Apesar dos níveis satisfatórios de conhecimento geral sobre o cancro, deveriam existir mais campanhas, que sejam apelativas aos estudantes, que enfatizem a prevenção como forma de reduzir a incidência do cancro. Conclui-se que ainda há trabalho a ser feito para uma maior consciencialização dos estudantes da área da saúde, especialmente em relação aos comportamentos de risco e aos rastreios relacionados com o cancro. Contudo, será necessária a realização de novos estudos com uma amostra representativa.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Cancer knowledge,Cancer literacy,Health students,Conhecimento sobre cancro,Literacia do cancro,Estudantes de saúde
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.