Comunicação em evento científico
Auto-organización, foros virtuales y cambios identitarios en asociaciones de autoayuda de afectados de Hepatitis C
Marta Maia (Maia, M.);
Título Evento
X Coloquio de la Red de Antropología Médica (REDAM): De la evidencia a la narrativa en la atención sanitaria: Biopoder y relatos de aflicción
Ano
2010
Língua
Espanhol/Castelhano
País
Espanha
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
O tratamento da hepatite C apresenta cerca de 50% de possibilidade de cura, mas os seus efeitos adversos são numerosos, tornando a vivência do tratamento penosa. Durante o tratamento, que dura geralmente um ano, alguns doentes procuram ajuda em fóruns na Internet. Estes tornam-se um espaço de diálogo terapêutico na medida em que os doentes se sentem entre iguais, que partilham vivências e significados comuns, se exprimem livremente e se sentem compreendidos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
grupos de autoajuda,trajetórias,internet,ciberespaço,associativismo,doentes
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
CONT_DOUT/3/CEAS/3123/6804/4/2006 FCT

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.