Artigo em revista científica Q3
Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo
Teresa Patrício (Patrício, M. T.); João Alves (Alves, J. E.); Elisa Alves (Alves, E.); Joaquim António Belchior Mourato (Mourato, J.); Patrícia Santos (Santos, P.); Rui Pulido Valente (Valente, R. P.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2019-02-20 16:18)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).
Palavras-chave
Instituições de ensino superior politécnico,Indicadores de desempenho,Investigação aplicada
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras ciências sociais - Ciências Sociais