Artigo em revista científica
Bissexualidade, bifobia e monossexismo: problematizando enquadramentos
Melissa Jaeger (Jaeger, M.); Geni Nunez (Nunez, G. ); João Manuel de Oliveira (Oliveira, J. M.); Maria Juracy Toneli (Toneli, M. J.);
Título Revista
Periódicus
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 28

(Última verificação: 2024-03-28 23:00)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste artigo as autoras discutem aspectos centrais das noções de bissexualidade, bifobia e monossexismo. Para isso, elaboram uma contextualização histórica do termo bissexual e seus principais usos, além de localizarem a emergência do movimento bissexual e realizarem uma breve definição de bifobia e monossexismo. Em um segundo momento, inspiradas em pensadoras/es das perspectivas queer e decolonial, problematizam os enquadramentos do monossexismo em um campo maior de saber-poder, analisando questões de apagamento e erotização das bissexualidades tanto no contexto heterossexual como nos movimentos LGBT. Tais reflexões sugerem a necessidade de que a discussão acerca das bissexualidades nos meios ativistas e/ou acadêmicos seja ampliada com vistas a um maior combate às violências bifóbicas e ao monossexismo colonial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Bissexualidade,Bifobia,Monossexismo,Movimento LGBT
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.