Artigo em revista científica Q4
Classes sociais na Europa
António Firmino da Costa (Costa, A. F.); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Susana da Cruz Martins (Martins, SC); Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); João Almeida (Almeida, J. F.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2000
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 26

(Última verificação: 2020-02-17 18:39)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
O actual contexto de globalização coloca novas questões à análise das relações de classe. Clarificando o posicionamento teórico e as possibilidades operatórias da actual sociologia das classes sociais e da estratificação, o presente artigo procura dar contributos para essa análise, procedendo a um exame comparativo, no âmbito da União Europeia, de um conjunto seleccionado de indicadores de recomposição social. Um dos principais eixos da análise prende-se com o confronto entre parâmetros nacionais e globais de estruturação das relações de classe.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classes sociais,Recomposições sociais,Globalização,União Europeia
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.