Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
"Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino
Book Title
Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura.
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
--
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
É objetivo neste texto discutir especificamente a realidade dos estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em Portugal a partir dos resultados do projeto de investigação-ação “ ‘Trovoada de Ideias’: Inclusão Linguístico-Social dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no Ensino Superior Português”. A partir do projeto definiu-se um plano de ação implementado entre 2018 e 2020 no Iscte (Pinto & Matias, 2018), sustentado em dois tipos de necessidades que tiveram em conta a combinação dos fatores individuais, sistémicos e de etapas de vida identificados por Findaly et al. (2011): (1) (Re)conhecer a diversidade dos repertórios linguístico-comunicativos de cada estudante; (2) Identificar respostas mais eficientes ao nível do ensino superior em Portugal. Neste texto, propomos discutir relatos recolhidos em três grupos focais com docentes relativos às suas perceções sobre as práticas linguísticas, de ensino e aprendizagem dos estudantes nacionais dos PALOP no ES que apresentam maiores dificuldades.
Acknowledgements
--
Keywords
Ideologias linguísticas,Ensino Superior,Estudantes internacionais africanos,Pluricentrismo da língua portuguesa,Reportórios linguístico-comunicativos
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):