Comunicação em evento científico
Comparação Social e Bem-estar Psicológico de Imigrantes Brasileiros em Portugal
Mayara Mattos Lourenço Moura (Moura, M. M. L.); Emerson Do Bú (Do Bú, E.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Cícero Roberto Pereira (Pereira, C.);
Título Evento
XII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia 2025
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
O presente estudo investiga o papel da comparação social em indicadores de saúde mental de imigrantes brasileiros residentes em Portugal. Baseando-se na Teoria da Comparação Social (Festinger, 1954), propomos que o grupo de referência utilizado pelos imigrantes brasileiros – seja ele a população portuguesa, outros imigrantes, ou a própria condição anterior no Brasil – está diretamente relacionado com indicadores de saúde mental dos imigrantes. Foi realizado um estudo com uma amostra de 306 imigrantes brasileiros, que responderam a questionários sobre suas experiências de comparação social, autoestima, depressão e ideação suicida. Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais (SEM), e os resultados indicaram que comparações com a população portuguesa estão associadas a uma autoestima reduzida, a qual, por sua vez, está ligada a mais sintomas de depressão e maior ideação suicida. Por outro lado, comparações com imigrantes africanos pertencentes à comunidade de países de língua oficial portuguesa (CPLP), ou com outros imigrantes brasileiros, estão relacionadas a uma autoestima mais elevada e a uma melhor saúde mental. Os resultados desta investigação contribuem para a compreensão dos mecanismos psicossociais subjacentes à adaptação de imigrantes brasileiros em Portugal, sugerindo que a dinâmica da comparação social desempenha um papel crucial na manutenção ou deterioração da saúde mental. Estratégias voltadas para aumentar a autoestima, promovendo comparações sociais mais favoráveis, podem ser eficazes na redução do risco de depressão e suicídio entre imigrantes brasileiros, além de fornecer uma base para a criação de políticas públicas que promovam a integração social e o bem-estar mental desta população.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
saúde mental,imigrantes brasileiros,comparação social,automestima,depressão,ideação suicida
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.