Publication in conference proceedings
Comunicação Organizacional e Literacia Financeira
José Quintela (Quintela, José de Lemos);
X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento
Year (definitive publication)
2012
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
A crise financeira mundial com epicentro nos Estados Unidos da América, denominada como crise do “subprime”, crédito hipotecário de alto risco, veio mostrar que a “aldeia global” proclamada por Marshall Mcluhan é há muito tempo uma realidade ao nível dos mercados financeiros. Esta, com repercussões a nível planetário, afectou a confiança nos mercados e nas instituições, evidenciando simultaneamente, o elevado nível de iliteracia financeira por parte dos cidadãos. Quando se pensava que o pior tinha passado, eis que emerge a designada crise das dívidas soberanas e o consequente risco de falências dos países. A pressão dos mercados obrigou a que países, entre os quais Portugal, tivessem que ser “resgatados”. Estas situações tiveram inevitavelmente repercussões na vida das pessoas, nos seus hábitos de consumo, condicionados por políticas de austeridade, cortes salariais e forte aumento do desemprego. Neste sentido e através de uma visão sistémica das organizações, propomo-nos analisar um conjunto de acções realizadas por entidades públicas e privadas na Infovalor, o maior evento nacional para a promoção da poupança e da literacia financeira, bem como o seu impacto no espaço público, no sentido de restaurar a confiança e de contribuírem para uma melhor literacia financeira dos seus diferentes públicos.
Acknowledgements
--
Keywords
Comunicação,Literacia Financeira,Infovalor,Relações Públicas
  • Media and Communications - Social Sciences