Artigo em revista científica
Concorrência comercial: um guia para a medição do conceito
Nuno Crespo (Crespo, N.); Nádia Simões (Simões, N.); Iulia Monica Dumitrescu (Dumitrescu, I.);
Título Revista
Public Policy Portuguese Journal
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-02-22 13:50)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Num cenário de crescente abertura das economias, com acentuado incremento dos níveis de globalização económica, os países (e as empresas) enfrentam forte concorrência nos mercados internacionais. Apesar da importância deste fenómeno, as métricas dominantes para a análise desta temática são ainda demasiado simplistas para captar a complexidade do fenómeno. No entanto, na última década, emergiram alguns contributos que contribuíram para minimizar este gap da literatura. O objetivo deste artigo é triplo. Em primeiro lugar, discutir criticamente esses contributos recentes. Em segundo lugar, contribuir para estruturar as diferentes formas de avaliação do fenómeno da concorrência comercial. Em terceiro lugar, identificar lacunas existentes, sugerindo pistas de investigação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Globalização,Internacionalização,Concorrência comercial,Indicadores
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00315/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia