Scientific journal paper
Concorrência comercial: um guia para a medição do conceito
Nuno Crespo (Crespo, N.); Nádia Simões (Simões, N.); Iulia Monica Dumitrescu (Dumitrescu, I.);
Journal Title
Public Policy Portuguese Journal
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-11-17 17:37)

View record in Google Scholar

Abstract
Num cenário de crescente abertura das economias, com acentuado incremento dos níveis de globalização económica, os países (e as empresas) enfrentam forte concorrência nos mercados internacionais. Apesar da importância deste fenómeno, as métricas dominantes para a análise desta temática são ainda demasiado simplistas para captar a complexidade do fenómeno. No entanto, na última década, emergiram alguns contributos que contribuíram para minimizar este gap da literatura. O objetivo deste artigo é triplo. Em primeiro lugar, discutir criticamente esses contributos recentes. Em segundo lugar, contribuir para estruturar as diferentes formas de avaliação do fenómeno da concorrência comercial. Em terceiro lugar, identificar lacunas existentes, sugerindo pistas de investigação.
Acknowledgements
--
Keywords
Globalização,Internacionalização,Concorrência comercial,Indicadores
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00315/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia