Scientific journal paper
Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal
José Soares Neves (Neves, J. S.); João Trocado da Mata (Mata, J. T. da.); Mariana Martins (Martins, M. O.); Miguel Ângelo Lopes (Lopes, M. Â.);
Journal Title
Sociologia On Line
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-04 10:32)

View record in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-04 23:51)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(English) Contexts and practices of reading mediation in Portugal

Abstract
O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas.
Acknowledgements
PNL2027
Keywords
Sociologia da leitura,Mediação leitora,Promoção da leitura,Políticas públicas
Related Projects