Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Cor e qualidade formal no método de Rorschach em um grupo de crianças de 11/12 anos de idade
Título Revista
Avaliação Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Com os resultados de alguns estudos normativos do método de Rorschach, verificou-se que os cartões ditos vermelhos, II e III, e dois dos três cartões ditos coloridos, VIII e X, suscitam a frequência mais elevada de respostas com fraca qualidade formal, levantando-se a hipótese de que a cor poderia ser responsável por tal ocorrência. Mediante o uso da versão padronizada e da versão acromática dos cartões II, III, VIII, IX e X, aplicadas a uma amostra de 80 crianças portuguesas de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, constatou-se que apenas no cartão III se encontram indicadores irrecusáveis de que a cor vermelha está associada à frequência mais elevada de respostas de fraca qualidade formal nesse cartão. Adicionalmente, identificou-se que no cartão X a cor contribui para maior frequência de respostas de boa qualidade formal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Teste de Rorschach,Crianças,Cor,Forma,Qualidade formal
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais