Artigo em revista científica Q4
Cor e qualidade formal no método de Rorschach em um grupo de crianças de 11/12 anos de idade
Danilo Rodrigues Silva (Silva, D. R.); Ana Sousa Ferreira (Ferreira, A. S.);
Título Revista
Avaliação Psicológica
Ano
2017
Língua
Português
País
Brasil
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(Última verificação: 2019-08-15 13:36)

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Abstract/Resumo
Com os resultados de alguns estudos normativos do método de Rorschach, verificou-se que os cartões ditos vermelhos, II e III, e dois dos três cartões ditos coloridos, VIII e X, suscitam a frequência mais elevada de respostas com fraca qualidade formal, levantando-se a hipótese de que a cor poderia ser responsável por tal ocorrência. Mediante o uso da versão padronizada e da versão acromática dos cartões II, III, VIII, IX e X, aplicadas a uma amostra de 80 crianças portuguesas de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, constatou-se que apenas no cartão III se encontram indicadores irrecusáveis de que a cor vermelha está associada à frequência mais elevada de respostas de fraca qualidade formal nesse cartão. Adicionalmente, identificou-se que no cartão X a cor contribui para maior frequência de respostas de boa qualidade formal.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Teste de Rorschach,Crianças,Cor,Forma,Qualidade formal
  • Psicologia - Ciências Sociais