Artigo em revista científica Q1
Da personalização algorítmica à mediação jornalística: Mudanças nas preferências dos jovens Portugueses no consumo de notícias online
Paulo Couraceiro (Couraceiro, P.); Miguel Paisana (Paisana, M.);
Título Revista
Media e Jornalismo
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-20 13:53)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-20 09:09)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-12-17 10:23)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) From algorithmic personalization to journalistic mediation: Changes in the preferences of young Portuguese in online news consumption

Abstract/Resumo
O crescente domínio das plataformas digitais na disseminação de notícias tem introduzido uma nova dimensão na mediação, particularmente através da recomendação algorítmica de conteúdos. Este estudo visa explorar as dinâmicas de consumo de notícias entre os jovens portugueses, com foco na personalização algorítmica. Utilizando dados do Digital News Report, investigamos como a preferência dos jovens por fontes algorítmicas de acesso a notícias digitais se acentuou entre 2016 e 2023, mas também se diversificou, passando a incluir, além de redes sociais, motores de busca e agregadores de notícias. O artigo explora ainda atitudes sobre a receptividade à seleção algorítmica de notícias, destacando uma transformação significativa nas preferências dos jovens entre os 18 e os 24 anos, de uma forte inclinação para a personalização algorítmica baseada no histórico de consumo individual, para uma maior valorização do papel dos editores e dos jornalistas. Paralelamente, a ubiquidade dos algoritmos revela-se na diminuição das preocupações dos jovens sobre as consequências da personalização algorítmica. A discussão e as conclusões suscitam reflexões sobre a crescente utilização de sistemas algorítmicos por parte de órgãos de comunicação social e as consequências da personalização algorítmica para uma esfera pública plural e informada.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Jovens,Notícias,Personalização,Algoritmos,Literacia
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
101158511 Comissão Europeia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):