Comunicação em evento científico
"Decisão livre e responsável": a construção de uma categoria de normalização pela legislação portuguesa sobre planejamento familiar após o 25 de abril de 1974
Joana Maia (Maia, J. V.);
Título Evento
8º Congreso Internacional de Antropología AIBR Creando Legados
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O direito é formulado a partir da expressão de práticas culturais e imaginações sociais, mas também produz esta realidade a partir da eficácia simbólica das regras que estabelece enquanto supostamente legítimas e universais (Borrillo 2010; Bourdieu 1989). Assim, faz sentido pensar as leis e outros documentos reguladores como artefatos etnográficos, parte e produtores de processos sociais, culturais, históricos, políticos e econômicos, vividos e organizados entre múltiplas forças sociais e sujeitos (Oscar 2019; Freire 2016; Lowenkron and Ferreira 2014). Este trabalho examina 26 documentos sobre planejamento familiar, educação sexual e interrupção voluntária da gravidez nos modelos de lei, decreto-lei, resolução, portaria e despacho, publicados em Portugal entre 1976 e 2015, observando a construção do que vem a compor uma ideia central que os permeia: promover condições às pessoas para uma “decisão livre e responsável” sobre ter ou não filhos a partir do acesso a recursos contraceptivos, processos educativos e aborto legal. No contraponto, tenta-se perceber e refletir sobre o que estes documentos consideram que seria uma decisão não-livre e irresponsável acerca da reprodução, entendendo ter ou não filhos como parte de um mesmo processo de reprodução biológico e social (Almeling 2015). A análise é elaborada a partir das discussões sobre gênero e sexualidade, considerando o sistema sociojurídico como parte do processo de constituição de parâmetros normalizadores da experiência sexual e reprodutiva (Foucault 1994; Butler 2004; Miskolci 2014; Rubin 2012).
Agradecimentos/Acknowledgements
Ao CRIA, especialmente à Escola de Verão “Antropologia Pública e os desafios etnográficos em contexto de intervenção social” em 2020 (apoio especial Verão com Ciência FCT) e pelo acolhimento na investigação doutoral; FCT Portugal, pelo financiamento.
Palavras-chave
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UI/BD/151002/2021 FCT

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.