Artigo em revista científica
Desafios à gestão da água no contexto das alterações climáticas: a perceção de atores-chave do Baixo Vouga Lagunar
Nuno Rodrigues (Rodrigues, N.); Fabiana E. P. Freitas (Freitas, F. E. P.); Sílvia Luís (Luís, S.); Lisa P. Sousa (Sousa, L. P.); Fátima L. Alves (Alves, F. L.); Ana I. Lillebø (Lillebø, A. I.);
Título Revista
Revista Recursos Hídricos
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A área de estudo, o Baixo Vouga Lagunar (BVL, Portugal), situa-se na confluência da Ria de Aveiro com o rio Vouga e inclui várias linhas de água doce e de transição sob a influência da maré. Na investigação, agora apresentada, procurou-se esclarecer a problemática da gestão dos recursos hídricos no BVL, tendo em conta os possíveis efeitos das alterações climáticas (AC) e as medidas de adaptação desejáveis. Foi feita uma análise ao conhecimento atual no que se refere às pressões (existentes e potenciais) sobre os recursos hídricos em cenários de alterações climáticas, bem como um estudo sobre a perceção dos atores-chave do BVL sobre os impactes das AC, através de 18 entrevistas. A análise das entrevistas permitiu verificar que as AC não constituem a maior preocupação no BVL e que o impacte causado é bem menor do que o atribuído a outros fatores, nomeadamente alterações na geomorfologia da laguna. O estudo mostrou que os problemas existentes no BVL (intrusão salina, inundações, entre outros) apresentam-se como prioritários e daí a necessidade da sua consideração na formulação de políticas públicas, independentemente de decorrerem diretamente ou indiretamente das AC.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Recursos hídricos,Perceção de risco,Envolvimento,Ria de Aveiro,Subida do nível do mar,Ecossistemas estuarinos
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PEst-OE/EGE/UI0315/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
SFRH/BD/78348/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/AMB/50017/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
SFRH/BD/79170/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
249685 Comissão Europeia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.